Durante os dias 11 e 12 de junho, o grupo PETCiências da UFFS - Campus Cerro Largo, composto pelos bolsistas Alex Pires de Mattos, Carine Kupske, Carolina Vedooto Scheneider, Cristiane Helena da Silva, Débora Beatriz Nass Marmitt, Jocielli Maria Tolomini, Jonas Both de Melo, Karine Rudek, Kelly Callegaro, Maiara Helena de Melo Malinowski, Solange Maria Piotrowski, Tatiana Maria Kapelinski e pela tutora Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel, participou do I Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial da UFFS (SINPET) em Chapecó. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação PET, discutiu o processo de implantação e avaliação dos grupos PET da UFFS, bem como sua consolidação institucional. O seminário contou com espaços de socializações de experiências entre os grupos e também projetou o futuro dos mesmos. A participação no I SINPET foi uma experiência ímpar e, sobretudo, um momento de aprendizagens compartilhadas que nos levou a refletir acerca das ações desenvolvidas pelo nosso grupo, redimensionando-as, inclusive.
O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...


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