Pular para o conteúdo principal

VI SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uffs - Campus Cerro Largo

 O PETCiências marcou presença no VI SEPE

 O evento aconteceu em todos os campi da UFFS durante a Semana do Diversa, entre os dias 17 a 21 de outubro.

O Grupo PETCiências se apresentou no VI SEPE - no campus Cerro Largo, marcamos nossa presença com 20 trabalhos aprovados \õ/, de todos os nossos bolsistas vem conferir os títulos e também algumas fotos de apresentações.



JOGO DIDÁTICO: TRABALHANDO BIOMAS – Paula Vanessa Brevian, Roque Ismael da Costa Güillich, Aline Kolling 


A ADEQUABILIDADE AMBIENTAL DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL PARA A PERSISTÊNCIA DA JAGUATIRICA (LEOPARDOS PARDALIS) – Daniela Oliveira de Lima, Aline Kolling 


DINÂMICA POPULACIONAL E ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE PEQUENOS MAMÍFEROS EM FRAGMENTOS FLORESTAIS NO SUL DA MATA ATLÂNTICA
BRASILEIRA - Daniela Oliveira de Lima, Aline Kolling,Fabricio Luiz Skupien, Daniele Pereira Rodrigues, Luana Gabriele Arenhart Braun, Jady de Oliveira Sausen



FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOCUMENTOS E DISCURSOS DO BRASIL E PORTUGAL - Roque Ismael da Costa Gullich, Eloisa Antunes Maciel, Aline Teresinha Walczak, Kelli Renata Correia de Mattos


O USO DA TECNOLOGIA MEDIANDO AS ATIVIDADES DE PESQUISA NA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA - Tiago Silveira Ferrera, Paula Vanessa Bervian, Aline Teresinha Walczak



A CÉLULA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS
PUBLICADOS NO BRASIL - Erica do Espirito Santo Hermel, Andressa Mayumi
Yamashiro Alarcon, Elivelto Richter 



"ESTUDO QUALI-QUANTITATIVO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DAS MISSÕES, RS, BRASIL - Nestor Bremm, Neiva Bremm, Suzana Souza, Bernardete Bernardo, Carla Maria Garlet de Pelegrin, Mardiore Pinheiro 


USO MEDICINAL DA ESPINHEIRA SANTA  (MAYTENUS ILICIFOLIA) POR POVOS INDÍGENAS E SUA APLICAÇÃO CIENTÍFICA NO MUNDO MODERNO - Andressa Corcete Hartmann, Eloisa Maciek, Tainá Griep Maronn, Angélica Tomás Martins, Mardiore e Thiago Ferrera

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REVENDO EXPECTATIVAS - Aline Teresinha Walczak Bruna Schweinberger Daniel Marsango Eloisa Antunes Maciel Roque Ismael da Costa Gullich

O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS - Daniel Marsango Débora Larissa Brum Rosemar Ayres Santos


CONHECENDO OS LABORATÓRIOS E OBSERVANDO A DIVERSIDADE DE
FAUNA E FLORA DA REGIÃO - Daniela Oliveira de Lima, Fabrício Luiz Skupien, Daniele Pereira Rodrigues, Jady de Oliveira Sausen 



COMPREENSÃO DE MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL - Roque Ismaelda Costa Güillich, Judite Scherer Wenzel, Jady de Oliveira Sausen, Fabrício Luiz
Skupien 



REFLEXÕES ATINENTES A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Fabiane de Andrade Leite, Judite Scherer Wenzel, Franciele Siqueira Sradetzke 


A PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO MODO DE SIGNIFICAR CONCEITOS
RELACIONADOS À DENSIDADE DOS GASES - Roque Ismaelda Costa Güillich, Rosangela Ines Matos Uhmann, Franciele Siqueira Radetzke 



GARRAFA DE LEYDEN: PRATICANDO AÇÃO E REFLEXÃO EM SALA DE AULA - Roque Ismael da Costa Güillich, Rosemar Ayres dos Santos, Sílvia Cristina Willers Siveris, LidianeSilva Santos, Kátia Slodkowski Clerici 


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE EM LIVROS
DIDÁTICOS - Rosangela Ines Matos Uhmann, Rafaela Engers Gunzel, Fernanda Seidel Vorpagel



CARACTERIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PARADIGMA DA REPRODUÇÃO E O EMERGENTE DA CRIAÇÃO - Rosangela Ines Matos Uhmann, Cristina Ramos Trindade, Rafaela Engers Gunzel 


JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: APLICAÇÃO DO MICO-QUÍMICO NO
ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS - Marisa Both, Rosangela Inês Matos Uhmann,
Thiago dos Anjos Ribeiro, Marcelo Wendt 



O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE  PROFESSORES DE QUÍMICA COMO POTENCIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Joana de Castro Martins, Camila Colpo,  Thiago dos Anjos Ribeiro, Judite Scherer wenzel



UM DIÁLOGO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE
PROFESSORES  - Judite Scherer Wenzel, Thiago dos Anjos Ribeiro












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

RESULTADO DO EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital Provisório de Resultados e Classificação * Candidatos homologados: Entrevista 3,0 Carta 3,0 Histórico 3,0 Currículo 1,0 Total Classificação Giulia Colpo Siqueira 2,77 2,17 2,64 1 8,58 1° Ciências Biológicas Carolina de Oliveira Balbueno 2,76 2,77 2,65 0 8,18 2° Ciências Biológicas Sara Ludvig 2,74 2,59 2,35 0 7,68 3° Ciências Biológicas Kamili Aparecida Abertol da Silva 2,71 2,54 2,41 0 7,66 4° Ciências Biológicas Larissa Trevisan 2,26

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta