No
mês de maio, a PETiana Aline Teresinha Walczak do curso de Ciências
Biológicas-Licenciatura, do Campus Cerro largo, desenvolveu uma atividade com
os alunos do 8 ano do ensino fundamental sobre o corpo e o relógio humano,
sendo que a mesma descreve:
Nos dias 12 e 19 de maio de 2017,
realizei uma atividade pratica com os alunos do 8º ano do ensino fundamental
sobre o corpo humano, envolvendo o estudo do relógio humano e as plantas
medicinais. O corpo humano não é um conteúdo pertencente ao plano de ensino
dessa etapa do período escolar, porém como eles estavam estudando sobre as
plantas medicinais e os benefícios delas para a nossa saúde, procurei através
dessa atividade contextualizar o conteúdo para a nossa realidade, mostrando
para eles em quais órgãos as plantas medicinais agem e como agem no nosso
organismo.
Para que eles pudessem compreender
como essas plantas medicinais agem em cada órgão de nosso organismo, dividi as
atividades em duas aulas, a primeira mais teoria e a segunda mais prática. Na
primeira aula – mais teórica –, que ocorreu no dia 12 de maio, falei
inicialmente sobre cada órgão do nosso organismo, sua importância e função,
para que posteriormente eles conseguissem compreender como e porquê o
respectivo chá fazia efeito em tal órgão. Posteriormente, apresentei e discuti
com eles sobre o relógio humano, como ele funciona e como é importante termos
conhecimento sobre ele, sendo que simultaneamente, fui inserindo na discussão
os tipos de chás que funcionam em cada órgão e em cada horário do relógio
humano (para ficar mais fácil a compreensão, dei para cada um deles um material
impresso ilustrando o relógio humano com os respectivos chás já introduzido
nele).
Ao longo dessa discussão, procurei
discutir com eles sobre os diferentes tipos de plantas medicinais encontradas
em nossa região e que provavelmente eles tenham contato para que a aula esteja
mais inserida no contexto deles.
Posteriormente, na segunda etapa das
atividades, que ocorreu no dia 19 de maio, levei para eles um desenho
ilustrativo do corpo humano em um cartaz grande, feito de papel pardo. Para que
eles realizassem a atividade proposta, precisaram se dividir em dois grupos,
sendo que cada grupo deveria escrever nas tiras de cada papel que distribui o
nome de cada órgão ilustrado no desenho, sua função, o tipo de chá que age no
respectivo órgão e o porquê, e posteriormente deveriam indicar no cartaz qual
órgão que pertencia a respectiva escrita. Cada grupo tinha um tempo de 20
minutos para desenvolver a atividade, sendo que enquanto isso, o outro grupo
tinha como atividade fazer a construção de uma pirâmide alimentar também em
papel pardo, pois os mesmos estavam estudando sobre os tipos de alimentos e a
sobre pirâmide alimentar com a professora de Ciências. Nos minutos restantes da
aula, pedi para que cada grupo pegasse seus bilhetes com as respostas e
colassem no cartaz nos respectivos órgãos correspondentes.
Ao longo das duas etapas, vi como os
alunos estavam envolvidos e interessados no assunto proposto, pois os mesmos
tinham muitas dúvidas e faziam várias intervenções durante as discussões.
Porém, o que mais me deixou satisfeita como professora foi as observações que
fiz durante a segunda etapa das atividades, pois ao longo desta, procurei
intervir o mínimo possível e busquei estimula-los a trabalharem em grupo, sendo
que isto eles desenvolveram muito bem, pois eles buscaram discutir entre eles
as possíveis respostas e confiaram em seus próprios conhecimentos e instintos
para escreverem no papel o que foi solicitado e indicarem no cartaz o
respectivo órgão correspondente a escrita. Além do trabalho realizado em grupo,
fiquei muito satisfeita ao ver que os mesmos entenderam a proposta e o conteúdo
discutido na aula anterior, o que com base nas escritas que cada uma me
entregou sobre a aula, conclui que os deixou muito satisfeitos também. Porém, a
falta de tempo foi uma grande dificuldade que assim como eu, eles também
sentiram e inclusive também relataram nas escritas, pedindo para que as
atividades ocorram com mais frequência e com mais tempo para discussões e
práticas.
Comentários
Postar um comentário