Pular para o conteúdo principal

PETCiências vai a Escola

Na tarde do dia 27 de junho de 2017 o bolsista do PETCiências Jonatan Josias Zismann, produziu a prática ligações químicas e ligações intermoleculares, a quatro turmas de primeiro ano da Escola Eugênio Frantz de Cerro Largo-RS
   Tal prática buscou rever e aprofundar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de ligações químicas sendo: ligação iônica, ligação covalente e covalente coordenada e a ligação metálica, deste modo buscamos enfatizar todos os processos químicos envolvidos neste tipo de ligação como eletronegatividade, condução elétrica, dissociação química, ponto de fusão, retículo cristalino e outros.  Demonstramos também os processos envolvidos na troca ou compartilhamento de elétrons que é definida como base para a compreensão do conteúdo abordado. Após a compreensão desta primeira etapa, abordou-se a temáticas ligações intermoleculares, em que foram apresentadas as principais formas deste tipo de ligação que são: força de Van der Waals, Dipolo-dipolo, Dipolo- Induzido e ligação de Hidrogênio apresentando a eles que estas são formas de como moléculas interagem uma com a outra possibilitando certa estabilidade.
    Após essa breve revisão utilizamos uma prática que consiste em demonstrar a condução elétrica das substâncias a partir de sua dissociação em água, momento em que foi possível demostrar aos alunos a diferença entre as ligações iônicas que quando dissolvidas em água apresentam grande capacidade de conduzir eletricidade, diferente da ligação covalente que a condução elétrica é baixa ou inexistente e demostramos também a ligação metálica por esse meio, explicando que os metais são ótimos condutores de energia, pois apresentam característica de possuírem mar de elétrons que faz com que a energia transite livre sobre a estrutura metálica.

Contribuição Jonatan Josias Zismann,
Bolsista do PETCiências





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...