Pular para o conteúdo principal

Semana Do Meio Ambiente no Colégio La Salle Medianeira de 6º ano a 3º ano ensino médio

            No dia 14 de junho de 2017, o grupo PETCiências continuou a programação dedicada  a Semana Do Meio Ambiente com os alunos do ensino fundamental e Médio do Colégio La Salle Medianeira.  A ministração envolveu a problematização dos R’s, a maneira correta para destinar cada tipo de lixo, além de propor através de uma charge a reflexão acerca da temática meio ambiente. Inicialmente os aluno do 6º AO 9º ano foram os primeiros a participar da oficina, estes fizeram apontamentos de alternativas  e formas de melhorar o meio ambiente a partir de seu cotidiano, além de compor a charge proposta.  Posteriormente todos os alunos do Ensino Médio participaram da ministração, pela qual através do dialogo ajudaram a compor e promover um debate reflexivo acerca de nossas atitudes com/no o meio ambiente, onde também puderam expressar esse momento reflexivo na composição de charges. Deste modo, pode-se ressaltar que ambas oficinas, possibilitaram além de reflexão, uma maneira diferente de atuação homem- ambiente, pela qual,  o dialogo e a problematização de caráter interdisciplinar voltada a temática Meio Ambiente, propiciaram maneiras de melhorar o ambiente a partir da casa dos educandos, apresentando que atitudes simples de separar o lixo, desenvolver os ( R’s) da sustentabilidade, mudança de hábitos(desligar a luz, banhos mais curtos) e uma maior participação social, podem permitir o homem conviver sem desestruturar a natureza.
Contribuição:  Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon, Daniel Marsango, Rafaela Engers Günzel – Bolsistas PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...