Pular para o conteúdo principal

Semana Do Meio Ambiente no Colégio La Salle Medianeira de 6º ano a 3º ano ensino médio

            No dia 14 de junho de 2017, o grupo PETCiências continuou a programação dedicada  a Semana Do Meio Ambiente com os alunos do ensino fundamental e Médio do Colégio La Salle Medianeira.  A ministração envolveu a problematização dos R’s, a maneira correta para destinar cada tipo de lixo, além de propor através de uma charge a reflexão acerca da temática meio ambiente. Inicialmente os aluno do 6º AO 9º ano foram os primeiros a participar da oficina, estes fizeram apontamentos de alternativas  e formas de melhorar o meio ambiente a partir de seu cotidiano, além de compor a charge proposta.  Posteriormente todos os alunos do Ensino Médio participaram da ministração, pela qual através do dialogo ajudaram a compor e promover um debate reflexivo acerca de nossas atitudes com/no o meio ambiente, onde também puderam expressar esse momento reflexivo na composição de charges. Deste modo, pode-se ressaltar que ambas oficinas, possibilitaram além de reflexão, uma maneira diferente de atuação homem- ambiente, pela qual,  o dialogo e a problematização de caráter interdisciplinar voltada a temática Meio Ambiente, propiciaram maneiras de melhorar o ambiente a partir da casa dos educandos, apresentando que atitudes simples de separar o lixo, desenvolver os ( R’s) da sustentabilidade, mudança de hábitos(desligar a luz, banhos mais curtos) e uma maior participação social, podem permitir o homem conviver sem desestruturar a natureza.
Contribuição:  Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon, Daniel Marsango, Rafaela Engers Günzel – Bolsistas PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c