Pular para o conteúdo principal

Trilha dos sentidos

No dia 13 de junho de 2017 a bolsista do PETCiências Daniele Bremm, juntamente com uma bolsista do PIBID,  desenvolveram uma trilha ecológica com os alunos do sétimo ano da tarde de uma escola pública de Cerro Largo, os alunos possuíam entre 12 e 13 anos. A trilha foi realizada nas mediações do parque de exposições EXPOCEL, a mesma contava com 300 metros de extensão, durando aproximadamente 40 minutos. Ao longo da trilha foram realizadas 12 estações no intuito de trabalhar alguns conceitos da botânica e de ecologia, como relações ecológicas de plantas epífitas, hemi-epífitas, parasitas, estranguladoras e trepadeiras com seus hospedeiros, formas de dispersão de sementes, anemocórica e zoocórica, dividindo-a em endocórica e epizoocórica, além de destacar espécies nativas e exóticas encontradas. Também foram tratados de aspectos botânicos mais específicos, como divisão do limbo foliar, caules cladódios, folhas modificadas em espinhos ou gavinhas, gemas axiais. Também ressaltamos aspectos geológicos, como a formação das pedras basálticas e a erosão das encostas de rios.
Depois tentamos dar ainda mais ênfase na observação, relacionando aspectos identificados com o dia a dia deles, contextualizando o aprendizado, respondendo às perguntas que foram surgindo. No fim realizou-se uma dinâmica intitulada “Jogo da Fotografia”, que visa estimular o olhar detalhado das pessoas, mostrando que na natureza existem muitos aspectos para serem observados e estudados, basta parar para analisar. Foi muito interessante realizar a trilha lá pois a maioria dos alunos conhecia o lugar, mas desconheciam a parte na qual realizamos a trilha, eles afirmaram ter gostado da atividade.
Contribuição:  Daniele Bremm  – Bolsista PETCiências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

1ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS

1ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a participa...