No
dia 13 de junho de 2017 a bolsista do PETCiências Daniele Bremm, juntamente com
uma bolsista do PIBID, desenvolveram uma
trilha ecológica com os alunos do sétimo ano da tarde de uma escola pública de
Cerro Largo, os alunos possuíam entre 12 e 13 anos. A trilha foi realizada nas
mediações do parque de exposições EXPOCEL, a mesma contava com 300 metros de
extensão, durando aproximadamente 40 minutos. Ao longo da trilha foram
realizadas 12 estações no intuito de trabalhar alguns conceitos da botânica e
de ecologia, como relações ecológicas de plantas epífitas, hemi-epífitas,
parasitas, estranguladoras e trepadeiras com seus hospedeiros, formas de
dispersão de sementes, anemocórica e zoocórica, dividindo-a em endocórica e
epizoocórica, além de destacar espécies nativas e exóticas encontradas. Também foram
tratados de aspectos botânicos mais específicos, como divisão do limbo foliar,
caules cladódios, folhas modificadas em espinhos ou gavinhas, gemas axiais.
Também ressaltamos aspectos geológicos, como a formação das pedras basálticas e
a erosão das encostas de rios.
Depois
tentamos dar ainda mais ênfase na observação, relacionando aspectos
identificados com o dia a dia deles, contextualizando o aprendizado,
respondendo às perguntas que foram surgindo. No fim realizou-se uma dinâmica
intitulada “Jogo da Fotografia”, que visa estimular o olhar detalhado das
pessoas, mostrando que na natureza existem muitos aspectos para serem
observados e estudados, basta parar para analisar. Foi muito interessante
realizar a trilha lá pois a maioria dos alunos conhecia o lugar, mas
desconheciam a parte na qual realizamos a trilha, eles afirmaram ter gostado da
atividade.
Contribuição: Daniele Bremm – Bolsista PETCiências
Contribuição: Daniele Bremm – Bolsista PETCiências
Comentários
Postar um comentário