As acadêmicas Kélli Renata Corrêa de Mattos e Aline Walczak, da 7º fase do curso de Ciências Biológica-licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, sob orientação do Professor Dr. Tutor do Programa de Educação Tutorial- PETCiências, Roque Ismael da Costa Güllich, publicaram o seu artigo intitulado: A Ciência reproducionista nos livros didáticos de biologia: um monólogo sobre a experimentação, na revista Areté Manaus, com qualis A2 no ensino de Ciências. O artigo é referente ao ensino de Ciências e Biologia, onde a experimentação é uma ferramenta didática muito importante, se bem contextualizada e articulada, pode gerar conhecimentos significativos nos processos de ensino e aprendizagem. Além de levar em conta o modo com que os experimentos estão inseridos nos livros didáticos, o professor deve saber articular as atividades em sala de aula, procurando tornar o processo mais reflexivo e investigativo, utilizando o livro didático de maneira dinâmica e consciente. Tendo a clareza de que o livro didático é amplamente utilizado em classes de Biologia, que realizamos uma pesquisa documental, tomando como referência 8 livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Identificamos e analisamos a maneira com que a experimentação está inserida nesses livros didáticos e observamos a presença da categoria Ciência Reproducionista em todos os livros analisados. A Ciência Reproducionista torna o aluno um mero receptor do conhecimento, além disso, desencadeia um ensino de Biologia permeado pela cópia e repetição, causando defasagens na aprendizagem e prejuízos significativos ao ensino, como visões distorcidas de Ciência.
O artigo está disponível para acesso em: <http://periodicos.uea.edu.br/ index.php/arete/article/view/ 860/682 >
Comentários
Postar um comentário