Pular para o conteúdo principal

Alimentação no PETCiências


Nos dias 19 e 26 de Maio a Bolsista do PETCiências Daniele Bremm, esteve desenvolvendo atividades relacionadas a educação alimentar com os aluno do oitavo ano. A introdução do conteúdo se deve através do documentário “Muito além do peso”, que aborda a realidade alimentar das crianças de hoje em dia, alertando para o perigo dos fast food.
Durante o vídeo vários alimentos presentes no cotidiano dos nossos alunos foram apresentados juntamente com a quantidade de açúcar e de gordura presente nos mesmos. Através do filme foi possível a discussão de vários assuntos, como as estratégias das empresas para venderem mais e alcançarem o público infantil, com brinquedos e personagens infantis aliados aos alimentos e o fato dos alimentos saudáveis apresentarem um preço maior e os alimentos processados serem muito baratos. Durante o vídeo os alunos se mostraram bem preocupados com a quantidade de açúcar presente nos alimentos que consomem em seu dia a dia e ressaltaram não ter consciência de que a concentração era tão elevada.
Os alunos anotaram diversas frases referentes à quantidade de açúcar em cada alimento, para em seguida realizarmos a coleta de embalagens desses produtos para a produção de cartazes para divulgação do tema tão importante para o resto da escola. Foi feita a pesagem do açúcar e do azeite de acordo com os dados trazidos no vídeo e esses foram colocados em saquinhos e fixados nos cartazes. Os cartazes foram colocados na área coberta da escola, onde são de fácil acesso para os demais alunos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...