A acadêmica integrante do PETCiências
Rafaela Engers Günzel, juntamente com
sua colega de pesquisa Fernanda Seidel Vorpagel, do curso de Química
Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, sob orientação da
professora Dr. Rosangela Inês Matos Uhmann, colaboradora do Programa de
Educação Tutorial (PETCiências), publicaram o seu artigo intitulado: Livros Didáticos de Química em foco na Educação
Ambiental e Alimentar, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
(REMEA), com qualis B1 no ensino. O artigo é sobre a Educação Ambiental como
tema transversal para perpassar a Educação Básica como meio
para enfrentar a crise ambiental que decorre principalmente dos modos de produção
acelerado. Foram investigados na pesquisa quatro (04) coleções de Livros
Didáticos (LDs) de Química, cada qual com três (03) LDs (1º, 2º e 3º ano) do
Ensino Médio (EM) advindos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015)
quanto a possível articulação com a EA. A partir desta pesquisa observou-se que
os LDs de Química abrangem sensivelmente a complexidade requerida na
constituição da EA de forma crítica. Para
tanto, foram sugeridos indícios de relações que podem ser relacionadas com a EA
e educação alimentar, ambas intrinsecamente conectadas com a qualidade de vida,
pensando na significação dos conceitos químicos de cada um dos LDs com atenção
para a EA de forma crítica, visto a função social que precisa efetivar na vida dos
sujeitos escolares.
O artigo está disponível
para acesso em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256/5193
Comentários
Postar um comentário