Pular para o conteúdo principal

Semana do Meio Ambiente


Na semana do Meio Ambiente, que compreende a semana do dia 5 de junho, a Bolsista Do PETCiências, Daniele Bremm, realizou com os alunos do oitavo ano um quis sobre as vitaminas e na sequência trabalhou a importância do consumo de alimentos orgânicos para a saúde e para o meio ambiente.
O quis consistiu de perguntas de múltipla escolha, que explanavam a função das vitaminas e em que alimentos elas eram encontradas. Para tal, as perguntas forma projetadas no Datashow e os alunos forma divididos em oito grupos, cada grupo recebeu uma sequência de plaquinhas com as alternativas de A à D, as quais deveriam ser erguidas com forma de expressar a sua resposta. Nas questões em que era solicitado o nome do alimento que continha tal vitamina, dentre as alternativas expostas, as equipes que não acertavam deveriam degustar tal alimento. Essa estratégia foi usada, pois percebemos ao longo da ministração do conteúdo que os alunos estavam tendo dificuldade para memorizar os alimentos que continham as vitaminas, mas sabiam as suas funções. Os alunos se divertiram muito e certamente associarão a brincadeira quando precisarem lembrar dos exemplares das vitaminas.
Em seguida explanei a importância do consumo de alimentos saudáveis, mas com conhecimento da sua procedência, salientando sobre os orgânicos, alimentos em que as vitaminas são melhor assimiladas pelo nosso organismo, em função do não uso de agrotóxicos em sua produção. Depois puxei o tema para a importância da produção orgânica para o meio ambiente, esta questão foi trabalhada através da discussão e problematização de temas controversos que apareciam nas charges sobre o assunto. Para finalizar os alunos elaboraram as suas próprias charges envolvendo os assuntos de vitaminas, alimentação saudável, produção orgânica, agrotóxicos e meio ambiente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

1ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS

1ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a participa...