Pular para o conteúdo principal

Semana do Meio Ambiente


Na semana do Meio Ambiente, que compreende a semana do dia 5 de junho, a Bolsista Do PETCiências, Daniele Bremm, realizou com os alunos do oitavo ano um quis sobre as vitaminas e na sequência trabalhou a importância do consumo de alimentos orgânicos para a saúde e para o meio ambiente.
O quis consistiu de perguntas de múltipla escolha, que explanavam a função das vitaminas e em que alimentos elas eram encontradas. Para tal, as perguntas forma projetadas no Datashow e os alunos forma divididos em oito grupos, cada grupo recebeu uma sequência de plaquinhas com as alternativas de A à D, as quais deveriam ser erguidas com forma de expressar a sua resposta. Nas questões em que era solicitado o nome do alimento que continha tal vitamina, dentre as alternativas expostas, as equipes que não acertavam deveriam degustar tal alimento. Essa estratégia foi usada, pois percebemos ao longo da ministração do conteúdo que os alunos estavam tendo dificuldade para memorizar os alimentos que continham as vitaminas, mas sabiam as suas funções. Os alunos se divertiram muito e certamente associarão a brincadeira quando precisarem lembrar dos exemplares das vitaminas.
Em seguida explanei a importância do consumo de alimentos saudáveis, mas com conhecimento da sua procedência, salientando sobre os orgânicos, alimentos em que as vitaminas são melhor assimiladas pelo nosso organismo, em função do não uso de agrotóxicos em sua produção. Depois puxei o tema para a importância da produção orgânica para o meio ambiente, esta questão foi trabalhada através da discussão e problematização de temas controversos que apareciam nas charges sobre o assunto. Para finalizar os alunos elaboraram as suas próprias charges envolvendo os assuntos de vitaminas, alimentação saudável, produção orgânica, agrotóxicos e meio ambiente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...