Pular para o conteúdo principal

Semana do Meio Ambiente


Na semana do Meio Ambiente, que compreende a semana do dia 5 de junho, a Bolsista Do PETCiências, Daniele Bremm, realizou com os alunos do oitavo ano um quis sobre as vitaminas e na sequência trabalhou a importância do consumo de alimentos orgânicos para a saúde e para o meio ambiente.
O quis consistiu de perguntas de múltipla escolha, que explanavam a função das vitaminas e em que alimentos elas eram encontradas. Para tal, as perguntas forma projetadas no Datashow e os alunos forma divididos em oito grupos, cada grupo recebeu uma sequência de plaquinhas com as alternativas de A à D, as quais deveriam ser erguidas com forma de expressar a sua resposta. Nas questões em que era solicitado o nome do alimento que continha tal vitamina, dentre as alternativas expostas, as equipes que não acertavam deveriam degustar tal alimento. Essa estratégia foi usada, pois percebemos ao longo da ministração do conteúdo que os alunos estavam tendo dificuldade para memorizar os alimentos que continham as vitaminas, mas sabiam as suas funções. Os alunos se divertiram muito e certamente associarão a brincadeira quando precisarem lembrar dos exemplares das vitaminas.
Em seguida explanei a importância do consumo de alimentos saudáveis, mas com conhecimento da sua procedência, salientando sobre os orgânicos, alimentos em que as vitaminas são melhor assimiladas pelo nosso organismo, em função do não uso de agrotóxicos em sua produção. Depois puxei o tema para a importância da produção orgânica para o meio ambiente, esta questão foi trabalhada através da discussão e problematização de temas controversos que apareciam nas charges sobre o assunto. Para finalizar os alunos elaboraram as suas próprias charges envolvendo os assuntos de vitaminas, alimentação saudável, produção orgânica, agrotóxicos e meio ambiente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024
 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

PETCiências: Formando com Excelência