Pular para o conteúdo principal

Aluna voluntária do PETCiências é aprovada em concurso público para o cargo de Professora de Ciências – Séries Finais do Ensino Fundamental no munícipio de Porto Lucena- RS

Eu Franciele Siqueira Radetzke, Professora de Ciências e Química e bolsista voluntária do PETCiências, ao compartilhar  minha tomada de posse no cargo de Professora de Ciências, venho estender a tamanha grandiosidade que o PETCiências teve em minha formação. Os 3 anos de vivências proporcionadas na Pesquisa no Ensino e na Extensão tornaram-se experiências significativas ao me formar e me transformar como Professora.
Pensar minha atuação em sala de aula, como Professora, foi objetivo traçado muitas vezes em minha caminhada e que hoje se concretiza. Ao olhar para a sala de aula, os desafios me cercam, mas ao mesmo tempo me fortalecem na certeza dos propósitos que a Formação Inicial me proporcionou: é preciso acreditar, testar, olhar mais devagar e aproximar entendimentos.
Muitas lembranças do grupo PETCiências seguirão  comigo em minha caminhada “foram tantas etapas, uma após a outra construídas”. Etapas que permitiram ‘experimentar’ a sala de aula, dialogar com professores da Educação Básica, registrar minhas inquietações e reflexões em Diário de Bordo, compartilhar minhas intensões e práticas em eventos científicos e em revistas e acima de tudo poder Pesquisar minha prática e o Ensino de Ciências.
Há, mas e se não fosse o PET, eu até poderia parar por aí. Mas ao formar mais uma Professora, o PETCiências celebra as inquietações que incutiu em cada um de vossos: a de buscar sempre mais!!
Inovar, Pesquisar e Compartilhar são feitos que levo desse grupo e por isso sigo na certeza dos desafios que estão do devir, sejam as especializações, o mestrado, as formações e tantos outros diálogos em que o Ser Professora buscará a sua plenitude!
Obrigada ao PETCiências, por fazer se construir em mim o desejo de Ser Professora, de querer a sala de aula e de pensar a sua transformação.  A esse grupo maravilhoso, votos de muitas conquistas, muitos diálogos e muitas publicações. Estarei sempre disposta ao desafio das escritas, as quais se entrelaçam ao compartilhar os feitos que muito contribuem em nossa formação. Meu coração está apertado, mas sigo confiante de que estou pronta para os desafios da docência!!
Porto Lucena, Julho de 2018.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...