Pular para o conteúdo principal

Aluna voluntária do PETCiências é aprovada em concurso público para o cargo de Professora de Ciências – Séries Finais do Ensino Fundamental no munícipio de Porto Lucena- RS

Eu Franciele Siqueira Radetzke, Professora de Ciências e Química e bolsista voluntária do PETCiências, ao compartilhar  minha tomada de posse no cargo de Professora de Ciências, venho estender a tamanha grandiosidade que o PETCiências teve em minha formação. Os 3 anos de vivências proporcionadas na Pesquisa no Ensino e na Extensão tornaram-se experiências significativas ao me formar e me transformar como Professora.
Pensar minha atuação em sala de aula, como Professora, foi objetivo traçado muitas vezes em minha caminhada e que hoje se concretiza. Ao olhar para a sala de aula, os desafios me cercam, mas ao mesmo tempo me fortalecem na certeza dos propósitos que a Formação Inicial me proporcionou: é preciso acreditar, testar, olhar mais devagar e aproximar entendimentos.
Muitas lembranças do grupo PETCiências seguirão  comigo em minha caminhada “foram tantas etapas, uma após a outra construídas”. Etapas que permitiram ‘experimentar’ a sala de aula, dialogar com professores da Educação Básica, registrar minhas inquietações e reflexões em Diário de Bordo, compartilhar minhas intensões e práticas em eventos científicos e em revistas e acima de tudo poder Pesquisar minha prática e o Ensino de Ciências.
Há, mas e se não fosse o PET, eu até poderia parar por aí. Mas ao formar mais uma Professora, o PETCiências celebra as inquietações que incutiu em cada um de vossos: a de buscar sempre mais!!
Inovar, Pesquisar e Compartilhar são feitos que levo desse grupo e por isso sigo na certeza dos desafios que estão do devir, sejam as especializações, o mestrado, as formações e tantos outros diálogos em que o Ser Professora buscará a sua plenitude!
Obrigada ao PETCiências, por fazer se construir em mim o desejo de Ser Professora, de querer a sala de aula e de pensar a sua transformação.  A esse grupo maravilhoso, votos de muitas conquistas, muitos diálogos e muitas publicações. Estarei sempre disposta ao desafio das escritas, as quais se entrelaçam ao compartilhar os feitos que muito contribuem em nossa formação. Meu coração está apertado, mas sigo confiante de que estou pronta para os desafios da docência!!
Porto Lucena, Julho de 2018.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024