Pular para o conteúdo principal

PETCiências oportunizando Sonhos


A petiana Aline Teresinha Walczak, está de saída do PETCiências, mas antes, deixou uma carta contando sua trajetória na graduação e  como a participação no PETCiências abri-o  portas e oportunidades.


Eu, Aline Teresinha Walczak, Petiana do PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, formanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, venho por meio desta, tentar relatar um pouco de minha trajetória acadêmica no curso e, de modo especial, no grupo PETCiências. Acredito que em um momento como este, em que chega o fim de um ciclo que durou 4 anos, seja compreensível a dificuldade de encontrar palavras que expressem toda gratidão e honra de ter estudado na Universidade Federal da Fronteira Sul e de ter sido integrante do PETCiências, com professores (as) do curso, tutor, orientador (a) e colegas de pesquisa sempre tão preparados e comprometidos com a formação e constituição de outros futuros professores e professoras, sendo neste contexto que me construí professora, profissão hoje tão desvalorizada e ao mesmo tempo tão importante e estruturante da sociedade.
            Ademais, a oportunidade tida de participar do grupo PETCiências não me propiciou apenas amizades e momentos inimagináveis e com certeza inesquecíveis, mas me proporcionou também a minha constituição de pesquisadora, me descontruiu e reconstruiu como futura professora, fez eu me confrontar, problematizar, refletir sobre todas as esferas de minha subjetivação, sendo que ao longo da prática de fazer pesquisa, não me oportunizou apenas pesquisar sobre as diferentes problemáticas do Ensino de Ciências, ou a escrita e aprovação de artigos, capítulos e livros e com isso a sonhada aprovação no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, no campus Uruguaiana, mas me permitiu o encontro com a temática que hoje, além de ser tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso, que foi apresentado e aprovado com média 10 ou a problemática de pesquisa da pós-graduação, é a temática que impulsiona a confrontos, desconstruções e crescimentos diários. Assim, além de findar um curso de uma importância tão expressiva no contexto social, em um Universidade publica com tanta qualidade e potencial, pude ao longo destes dois anos como Petiana tornar-se pesquisadora da minha realidade, crescer com a pesquisa e me constituir assim, cada vez mais, professora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c