O programa PETCIÊNCIAS em um de seus eixos de formação, o de estensão, promove em parceria com as escolas a troca de informações, saberes e conhecimento. Deste modo, o estudante de Física-Licenciatura Daniel Marsango este desenvolvendo em parceria com escola, o trabalho da primeira e segunda Lei da Termodinâmica num viés ambiental. Através da primeira lei da Termodinâmica, as trocas de calor e seus processos o estudante trabalhou com alunos dos 2 ano do ensino Médio como o processo de Irradiação, Convecção e condução estão associados ao efeito estufa. Em uma seguinte perspectiva, trabalhando as relações homem-ambiente pela segunda lei da termodinâmica com uma abordagem temática, o estudante enfatizou a relação de entropia irreversível nas atividades humanas. Ao qual, o uso dos recursos de nosso ecossistema leva-nos a consumir cada vez mais, e, como consequência esgotar os recursos de nosso planeta, como caso, dos nossos combustíveis fosseis, que são utilizados para promoção de uma desenfreada economia e que não são renováveis e que trazem diversas implicações ao ambiente e a vida.
Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...
Comentários
Postar um comentário