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PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO


Foi publicado neste mês na revista Pesquisa e Ensino pela aluna Renata Caroline Dias Machado, graduanda de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS, ex-bolsista FAPERGS, o artigo intitulado “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO COLETIVO DE AUTORREFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL”, com a colaboração

dos professores a Dra. Graciela Paz Meggiolaro pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), que acompanha o PETCiências, e o Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, tutor do Programa de Educação Tutorial – PET (MEC/FNDE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Acompanhe o resumo:

 

A formação de professores no Brasil tem assumido, desde início dos anos 2000, a tendência da Investigação-Ação. Assim, temos como objetivo compreender o papel da reflexão no processo de Investigação-Ação como via para a aprendizagem no decorrer das experiências de formação inicial de professores de Ciências. Desta forma, analisamos e categorizamos por meio de análise temática de conteúdos os diários de formação de licenciandos da área de Ciências, participantes de Programa de Educação Tutorial (PETCiências). As categorias de análise foram definidas seguindo três eixos temáticos: i) níveis de reflexão, ii) tipos de reflexão e iii) conteúdo da reflexão. No estudo, evidenciamos o papel do diário de formação na formação inicial, trazendo oportunidades aos sujeitos que refletem sobre si mesmos por meio do processo formativo Investigação-Formação-Ação, sendo essa uma construção que se faz no coletivo que auxilia no desenvolvimento critico, autorreflexivo e agrega qualidade ao desenvolvimento profissional docente [1].

 

Renata Caroline Dias Machado

Graduanda de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS. Ex-bolsista FAPERGS.

 

Dra. Graciela Paz Meggiolaro

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS.

Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS. Professor adjunto do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e tutor do Programa de Educação Tutorial (PETCiências).

 

O PETCiências convida a todos para conferir o trabalho completo [1].

 

[1] MACHADO, R. C. D., MEGGIOLARO, G. P., GÜLLICH, R. I. DA C. Programa de Educação Tutorial como coletivo de autorreflexão na formação inicial. Pesquisa e Ensino, v. 1 (2020): Publicação Contínua, jun. 2020. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/651/930. Acesso em: 03 jul. 2020.


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