Foi
publicado neste mês na revista Pesquisa e
Ensino pela aluna Renata
Caroline Dias Machado, graduanda de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS,
ex-bolsista FAPERGS, o artigo intitulado “PROGRAMA
DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO COLETIVO DE AUTORREFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL”, com a colaboração
dos
professores a Dra. Graciela Paz Meggiolaro pós-doutoranda
do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), que acompanha o PETCiências, e o Dr. Roque Ismael
da Costa Güllich, tutor do Programa de Educação Tutorial – PET (MEC/FNDE), da Universidade Federal
da Fronteira Sul (UFFS). Acompanhe o resumo:
A formação de
professores no Brasil tem assumido, desde início dos anos 2000, a tendência da
Investigação-Ação. Assim, temos como objetivo compreender o papel da reflexão
no processo de Investigação-Ação como via para a aprendizagem no decorrer das
experiências de formação inicial de professores de Ciências. Desta forma,
analisamos e categorizamos por meio de análise temática de conteúdos os diários
de formação de licenciandos da área de Ciências, participantes de Programa de
Educação Tutorial (PETCiências). As categorias de análise foram definidas
seguindo três eixos temáticos: i) níveis de reflexão, ii) tipos de reflexão e
iii) conteúdo da reflexão. No estudo, evidenciamos o papel do diário de
formação na formação inicial, trazendo oportunidades aos sujeitos que refletem
sobre si mesmos por meio do processo formativo Investigação-Formação-Ação,
sendo essa uma construção que se faz no coletivo que auxilia no desenvolvimento
critico, autorreflexivo e agrega qualidade ao desenvolvimento profissional
docente [1].
Renata
Caroline Dias Machado
Graduanda de
Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS. Ex-bolsista FAPERGS.
Dra. Graciela
Paz Meggiolaro
Pós-doutoranda
do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS.
Dr. Roque
Ismael da Costa Güllich
Coordenador
do Programa
de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS. Professor adjunto do curso de
Ciências Biológicas Licenciatura e tutor do Programa de Educação Tutorial (PETCiências).
O PETCiências
convida a todos para conferir o trabalho completo [1].
[1] MACHADO, R. C. D., MEGGIOLARO, G.
P., GÜLLICH, R. I. DA C. Programa de Educação Tutorial como
coletivo de autorreflexão na formação inicial. Pesquisa e Ensino, v.
1 (2020): Publicação Contínua, jun. 2020.
Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/651/930. Acesso em: 03 jul. 2020.
Comentários
Postar um comentário