Pular para o conteúdo principal

PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO


Foi publicado neste mês na revista Pesquisa e Ensino pela aluna Renata Caroline Dias Machado, graduanda de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS, ex-bolsista FAPERGS, o artigo intitulado “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO COLETIVO DE AUTORREFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL”, com a colaboração

dos professores a Dra. Graciela Paz Meggiolaro pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), que acompanha o PETCiências, e o Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, tutor do Programa de Educação Tutorial – PET (MEC/FNDE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Acompanhe o resumo:

 

A formação de professores no Brasil tem assumido, desde início dos anos 2000, a tendência da Investigação-Ação. Assim, temos como objetivo compreender o papel da reflexão no processo de Investigação-Ação como via para a aprendizagem no decorrer das experiências de formação inicial de professores de Ciências. Desta forma, analisamos e categorizamos por meio de análise temática de conteúdos os diários de formação de licenciandos da área de Ciências, participantes de Programa de Educação Tutorial (PETCiências). As categorias de análise foram definidas seguindo três eixos temáticos: i) níveis de reflexão, ii) tipos de reflexão e iii) conteúdo da reflexão. No estudo, evidenciamos o papel do diário de formação na formação inicial, trazendo oportunidades aos sujeitos que refletem sobre si mesmos por meio do processo formativo Investigação-Formação-Ação, sendo essa uma construção que se faz no coletivo que auxilia no desenvolvimento critico, autorreflexivo e agrega qualidade ao desenvolvimento profissional docente [1].

 

Renata Caroline Dias Machado

Graduanda de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS. Ex-bolsista FAPERGS.

 

Dra. Graciela Paz Meggiolaro

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS.

Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS. Professor adjunto do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e tutor do Programa de Educação Tutorial (PETCiências).

 

O PETCiências convida a todos para conferir o trabalho completo [1].

 

[1] MACHADO, R. C. D., MEGGIOLARO, G. P., GÜLLICH, R. I. DA C. Programa de Educação Tutorial como coletivo de autorreflexão na formação inicial. Pesquisa e Ensino, v. 1 (2020): Publicação Contínua, jun. 2020. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/651/930. Acesso em: 03 jul. 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c
 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

RESULTADO DO EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital Provisório de Resultados e Classificação * Candidatos homologados: Entrevista 3,0 Carta 3,0 Histórico 3,0 Currículo 1,0 Total Classificação Giulia Colpo Siqueira 2,77 2,17 2,64 1 8,58 1° Ciências Biológicas Carolina de Oliveira Balbueno 2,76 2,77 2,65 0 8,18 2° Ciências Biológicas Sara Ludvig 2,74 2,59 2,35 0 7,68 3° Ciências Biológicas Kamili Aparecida Abertol da Silva 2,71 2,54 2,41 0 7,66 4° Ciências Biológicas Larissa Trevisan 2,26