O estudante de Química Licenciatura e integrante bolsista do PETCiências Jonatan Josias Zismann foi aprovado em três programas de mestrado sendo estes em três programas distintos. Um foi o Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria; outro o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul e também o Programa em que assumiu vaga que foi o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande.
Jonatan ingressou no PETCiências em junho de 2017 e durante seu percurso formativo esteve desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao programa. Ao final do mês de janeiro o petiano encera suas atividades junto a Universidade Federal da Fronteira Sul e, desta forma, nos deixou um agradecimento além de um breve relato de sua trajetória no PETCiências.Eu Jonatan, sou natural do interior de Santa Rosa/RS filho de agricultores e fruto de uma educação pública. Ingressei na Universidade Federal da Fronteira Sul no ano de 2016, em busca da minha formação em Química - Licenciatura. O gosto pelo ensinar e pelo conhecer vem de criança em que os "porquê sim", respondidos às minhas indagações na infância não me bastavam e queria sempre desvendar e compreender mais a Ciência e seus âmbitos.
A minha relação com o PETCiências iniciou no ano de 2017, primeiramente como voluntário e quatro meses depois assumindo a vaga de bolsista. Desde então fui levado a entender que o PET o qual participei auxiliou e continua auxiliando-me na qualificação do meu currículo e na constituição de uma postura profissional, fazendo compreender os demasiados âmbitos da pesquisa, do ensino e da extensão.
Acredito ainda que ser petiano, e ser guiado por um tutor e professores colaboradores da área de Ensino de Ciências permite criar uma maturidade e uma interdisciplinaridade. Isso ocorre tanto na relação com a própria Pós-graduação, como na futura profissão docente. Nos últimos meses de 2020 participei de três seleções de mestrado, as quais fiquei bem classificado em todas e acedito que isso é fruto da minha participação em um programa que preza pela formação inicial de qualidade focada na pesquisa e na continuidade acadêmica. Acabei assumindo a vaga de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande, no qual também iniciei como Bolsista Capes DS, o que para mim é uma grande conquista tanto pessoal como profissional.
Ser PETiano não é somente receber uma bolsa e fazer o que o tutor manda, é estabelecer laços, amizades, tecer relações, fazer e acontecer, é preparar -se para o que ainda não conhecemos ou entendemos, ser PETiano é o que me levou ao mestrado e me tornou um melhor professor de Ciências e Química. Ser PETiano é prezar por uma educação pública, popular e de altíssima qualidade. Só tenho a agradecer ao PETCiências e a todos que o fazem diariamente este grande Programa.
Comentários
Postar um comentário