Pular para o conteúdo principal

PETCiências participa do INTERPET

 


Na manhã de sábado dia 15/05 tivemos o INTERPET, que foi criado com a finalidade de buscar maior integração entre os PETs da UFFS durante a Pandemia da Covid 19, contando com a presença virtual de tutores e petianos via plataforma Cisco Webex Meetings. O evento foi organizado pelo PET Medicina Veterinária do Campus Realeza e teve como objetivo, apresentar as atividades desenvolvidas por cada grupo durante a Pandemia, dentre elas, foram discutidas as possibilidades e desafios enfrentados. Da mesma forma, esta circunstância possibilitou ressaltar que todos os grupos estão trabalhando e tentando desenvolver o máximo possível das atividades planjedas, foi nítida a percepção de que: “o PET não para”.

Do mesmo modo, o coletivo PETCiências permanece com as atividades de Ensino, participando dos Ciclos Formativos, curso Meio Ambiente e Formação, desenvolvendo a escrita dos diários de formação que em 2021 passaram a ser escritos no Google Drive. Em relação as atividades de Pesquisa, continuam sendo feitas as produções e publicações e seguem as participações de eventos de forma remota. No que se refere as atividades de Extensão, o PETCiências vai à Escola  está sendo desenvolvido de muitos novos modos: via WhatsApp, videoconferência, postagens de atividades, classroom, entre outros e continua o processo de Divulgação Científica em mídias sociais do grupo PET, por meio de postagens no Blog, Fanpage e Instagram. Além disso, lembramos que no ano de 2020 o PETCiências organizou o VIII SINPET (Seminário Interno dos Grupos PET da UFFS) on-line e contou com a elaboração de dois Livros, Aprendendo Ciências: Meio Ambiente e Formação de Professores e 10 anos PET UFFS: Novos desafios, outras perspectivas.

Foi um encontro bastante proveitoso, colaborou para uma aproximação maior entre os grupos e que deve continuar em 2021 a cada quatro meses.

Abaixo seguem imagens do encontro: 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...