Pular para o conteúdo principal

Bolsistas PETCiências participam do IX Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias




As petianas Alessandra Nilles Konzen, Vanessa Cléia Palinski e Victória Santos da Silva participaram com apresentação de trabalhos e Joana Ferronato Fagundes e Thaís da Silva Bourscheid como ouvintes do IX Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias, promovido pelas universidades Universidad Pedagógica Nacional, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Universidad del Valle  e Universidad Santo Tomás, Bogotá, Colômbia, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021.

No dia 13 de outubro, a bolsista Alessandra, apresentou em formato de pôster o trabalho intitulado: “As potencialidades e os desafios do Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos”, de autoria de Alessandra Nilles Konzen, Dawid Freitas Mendes e Rosemar Ayres dos Santos. A pesquisa busca entender o que é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como é desenvolvida, e as metodologias consideradas mais propícias à aprendizagem nessa modalidade de ensino.

Já, no dia 15 de outubro ocorreu a apresentação oral da bolsista Vanessa com o trabalho intitulado: “Educação Ambiental e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências” de autoria de Vanessa Cléia Palinski e Paula Vanessa Bervian. O objetivo da pesquisa foi realizar um panorama inicial sobre as articulações entre a Educação Ambiental e a Tecnologia Digital no Ensino de Ciências, a partir das modalidades didáticas, temáticas e níveis educacionais apresentados nos trabalhos selecionados da edição VI e VII do ENEBIO.

Também, no dia 15 de outubro, ocorreu a apresentação oral da bolsista Victória com o trabalho intitulado: “Construções de Conhecimentos Através de Práticas Educativas Experimentais no Ensino de Ciências”, de autoria de Diane Rita Rupp, Victória Santos da Silva e Rosemar Ayres dos Santos. A pesquisa teve como objetivo compreender e analisar de forma teórico-reflexiva quais benefícios e dificuldades dessa estratégia de ensino pode proporcionar para o ensino de Ciências/Biologia e com quais objetivos vêm sendo implementada em sala de aula.

O IX Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias abordou importantes temas sobre Ensino, Ensino de Ciências, Formação de Professores, entre outros, que, ao longo de suas apresentações, nos fizeram pensar e refletir criticamente sobre nossas práticas como professoras em formação inicial e nossas metodologias, bem como, os currículos  vigentes e a colaboração desses para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável e humanizado. Assim como, o congresso oportunizou a discussão sobre novas perspectivas da sala de aula, bem como, a relevância da pesquisa e extensão no ensino.


Contribuições: PETianas Alessandra Nilles Konzen e Victória Santos da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...