Bolsistas PETCiências participam do IX Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias
As petianas Alessandra Nilles Konzen, Vanessa Cléia Palinski e Victória Santos da Silva participaram com apresentação de trabalhos e Joana Ferronato Fagundes e Thaís da Silva Bourscheid como ouvintes do IX Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias, promovido pelas universidades Universidad Pedagógica Nacional, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Universidad del Valle e Universidad Santo Tomás, Bogotá, Colômbia, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021.
No dia 13 de outubro, a bolsista Alessandra, apresentou em formato de pôster o trabalho intitulado: “As potencialidades e os desafios do Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos”, de autoria de Alessandra Nilles Konzen, Dawid Freitas Mendes e Rosemar Ayres dos Santos. A pesquisa busca entender o que é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como é desenvolvida, e as metodologias consideradas mais propícias à aprendizagem nessa modalidade de ensino.
Já, no dia 15 de outubro ocorreu a apresentação oral da bolsista Vanessa com o trabalho intitulado: “Educação Ambiental e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências” de autoria de Vanessa Cléia Palinski e Paula Vanessa Bervian. O objetivo da pesquisa foi realizar um panorama inicial sobre as articulações entre a Educação Ambiental e a Tecnologia Digital no Ensino de Ciências, a partir das modalidades didáticas, temáticas e níveis educacionais apresentados nos trabalhos selecionados da edição VI e VII do ENEBIO.
Também, no dia 15 de outubro, ocorreu a apresentação oral da bolsista Victória com o trabalho intitulado: “Construções de Conhecimentos Através de Práticas Educativas Experimentais no Ensino de Ciências”, de autoria de Diane Rita Rupp, Victória Santos da Silva e Rosemar Ayres dos Santos. A pesquisa teve como objetivo compreender e analisar de forma teórico-reflexiva quais benefícios e dificuldades dessa estratégia de ensino pode proporcionar para o ensino de Ciências/Biologia e com quais objetivos vêm sendo implementada em sala de aula.
O IX Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias abordou importantes temas sobre Ensino, Ensino de Ciências, Formação de Professores, entre outros, que, ao longo de suas apresentações, nos fizeram pensar e refletir criticamente sobre nossas práticas como professoras em formação inicial e nossas metodologias, bem como, os currículos vigentes e a colaboração desses para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável e humanizado. Assim como, o congresso oportunizou a discussão sobre novas perspectivas da sala de aula, bem como, a relevância da pesquisa e extensão no ensino.
Comentários
Postar um comentário