Pular para o conteúdo principal

Estudante Brasileira criou uma garrafa capaz de tornar qualquer água em potável é ganhadora de torneio mundial


 

            Bárbara Paiva, uma estudante engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi finalista de uma competição mundial chamada storytelling, realizada em 27 de março de 2022, em Istambul, que avaliou projetos construídos por 443 equipes de 44 países. A vencedora brasileira criou uma garrafa que cabe na palma da mão e produz água esterilizada por meio da radiação, com filtro carregado a partir da luz solar. Uma energia não poluente.


Fonte: G1, 2022.

            Um dos jurados que avaliou a ideia da estudante comentou que há mais de 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável (1 em cada 6 pessoas), apenas no Brasil. O propósito desse torneio é de que o vencedor global recebe um pacote personalizado de recursos para colocar a ideia em prática. Dessa forma, espera-se que em breve que essa ideia seja implementada em grande escala no Brasil.

Para mais informações acesse os seguintes sites:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/03/27/estudante-de-minas-gerais-que-criou-garrafa-capaz-de-tornar-qualquer-agua-potavel-chega-a-final-de-torneio-mundial.ghtml

https://razoesparaacreditar.com/estudante-garrafa-transforma-agua-potavel/

https://paisefilhos.uol.com.br/familia/aluna-brasileira-que-criou-garrafa-capaz-de-tornar-qualquer-agua-potavel-vence-torneio-mundial/

Contribuição e Recomendação

Daniéli Vitória Goetz Pauli – Bolsista PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...