Pular para o conteúdo principal

Índia e Paquistão sofrem com as ondas de calor

 


Segundo o site tempo.com, a Ásia meridional, tem enfrentado a falta de chuva e também temperaturas extremamente elevadas. Nessa época, a região enfrenta o período das monções, no entanto, esse ano ele começou um pouco mais cedo, no qual a Índia recebeu apenas 1% da chuva esperada para os meses de março e abril.

Vale salientar que houve um aumento de 10ºC em comparação com as temperaturas registradas em anos anteriores neste mesmo período do ano. Outro fator ainda mais preocupante é que sexta-feira (29) a região da Índia e do Paquistão registraram temperaturas próximas a 62ºC de acordo com JC Online.

Essa variação climática, tem causando o sofrimento de milhares de pessoas que vem enfrentando a escassez de água e eletricidade. Ademais, as previsões não são nada animadoras, a tendência é que a sensação de calor permaneça pelo menos até o mês de junho, especialmente em centros urbanos o qual registra um alto índice de queima de combustíveis fósseis.

 

REFERÊNCIAS

TOMÁS. João. 1 bilhão de pessoas sofrem com onda de calor na Índia e no Paquistão. Tempo.com, 27 de abr. 2022. Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/actualidade/1-bilhao-de-pessoas-sofrem-com-onda-de-calor-na-india-e-no-paquistao.html. Acesso em: 01 de mai de 2022.

VINÍCIUS, Bruno. Índia e Paquistão enfrentam onda de calor recorde. JC Online, 29 de abr. de 2022. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/mundo/2022/04/15001140-com-maior-onda-de-calor-nos-ultimos-50-anos-india-e-paquistao-sofrem-com-queda-de-energia-e-escassez-de-agua.html>. Acesso em: 01 de mai. de 2022.

 

Contribuição: Letícia Barbieri Martins- Bolsista do PETCiências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...