Pular para o conteúdo principal

SINPET 2023

XI SINPET
“RESPIRA”


          Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, os PETianos participaram do XI Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial (SINPET) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realizado no Campus Chapecó e organizado pelo PET Assessoria Linguística e Literária de Letras e Pedagogia.

            O tema central do evento foi o “Bem-estar e saúde mental na Universidade”, sendo nomeado “Respira”. O principal objetivo do Seminário foi de discutir um ambiente universitário menos hostil, mais respeitoso e acolhedor, que reflita os âmbitos emocional e mental dos alunos.


A programação do evento trabalhou muito à reflexão sobre a temática, com palestras, rodas de conversa e discussões. Os PETianos participaram da palestra sobre saúde mental e da gincana de integração, com diversas atividades repletas de "respiros" para os PETianos.

Tradicionalmente tivemos a socialização dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados no programa, comentando, interagindo e discutindo os trabalhos. Assim como, a oferta das oficinas diversas e o famoso PET Night, que acontece em todas as edições do evento, para que os PETianos possam interagir entre si.

Enfim, o XI SINPET cumpriu seu objetivo, a programação proporcionou a reflexão sobre a temática do bem estar e saúde mental da comunidade acadêmica, além de poder vivenciar vários “respiros” durante o evento.


Contribuição e Recomendação:

Daniéli Vitória Goetz Pauli – Bolsista PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

RESULTADO DO EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital Provisório de Resultados e Classificação * Candidatos homologados: Entrevista 3,0 Carta 3,0 Histórico 3,0 Currículo 1,0 Total Classificação Giulia Colpo Siqueira 2,77 2,17 2,64 1 8,58 1° Ciências Biológicas Carolina de Oliveira Balbueno 2,76 2,77 2,65 0 8,18 2° Ciências Biológicas Sara Ludvig 2,74 2,59 2,35 0 7,68 3° Ciências Biológicas Kamili Aparecida Abertol da Silva 2,71 2,54 2,41 0 7,66 4° Ciências Biológicas Larissa Trevisan 2,26

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta