Pular para o conteúdo principal

Conteúdo Educativo no YouTube sobre Educação Ambiental

 Conteúdo Educativo no YouTube sobre Educação Ambiental

    A integração de diversas mídias e tecnologias no ensino é essencial, pois esses recursos proporcionam aos estudantes novas maneiras de aprender, despertando a curiosidade e incentivando um espírito de investigação. Os professores podem utilizar as mídias como uma abordagem para enriquecer suas aulas, permitindo que os alunos construam seu conhecimento através de novas descobertas; neste cenário, o professor atua como um facilitador do processo educativo (Porto, 2015).

                 Além de filmes, documentários e séries, também é possível incluir canais do YouTube que tratam da educação ambiental por meio de vídeos educativos, apresentando conteúdos de maneira mais envolvente para os alunos.

                 Aqui sugerimos dois canais que por meio de conteúdos audiovisuais criativos e informativos contribuem para o aprendizado sobre a Educação Ambiental. O canal "João

Ambiente" é focado no público infantil, apresentando vídeos com ilustrações atrativas. Já o canal "Educachico" é direcionado para jovens e adultos, abordando temas como Áreas de Preservação, Participação Comunitária, Culturas Tradicionais, Manejo Sustentável, Inovações Sociais, Economia Solidária, Terras Indígenas, Diversidade Socioambiental, Ética Ambiental e Conhecimentos Populares. Ambos têm como objetivo trabalhar o conhecimento em Educação Ambiental e divulgar ações em prol da conservação do meio ambiente e da diversidade biológica.

 


Referências

PORTO, Rosana Gomes da Costa. O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

2015. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Mídias na Educação -

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em:

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134409/000986784.pdf?seq. Acesso em 13

agosto 2024.

 JOÃO AMBIENTE. João Ambiente - Canal no YouTube. Disponível em:

https://youtube.com/@joaoambiente3946. Acesso em: 13 agosto 2024.

EDUCACHICO. Canal Educachico - No YouTube. Disponível em:

https://youtube.com/@educachico?si=x170GDOveKZ3hVfe. Acesso em: 13 agosto 2024..

Contribuição: PETiana Carolina Balbueno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

Prática sobre Metamorfose da Borboleta

No dia 05 de setembro, na escola  Otto Flach, as petianas Eloisa e Aléxia realizaram uma prática com a turma do 3 ano do ensino fundamental, sobre a metamorfose de uma borboleta, utilizou-se 2 tipos de materiais alternativos: macarrão e sagu, representando os ovos, o cazulo, a lagarta e a borboleta. A prática foi muito divertida e as crianças puderam aprender de forma criativa.

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta