Pular para o conteúdo principal

Procedimento Experimental de Extração do DNA de banana

 Procedimento Experimental de Extração do DNA de banana

A referida prática ocorreu no dia 21 de junho de 2024, no Colégio La Salle Medianeira, em Cerro Largo. Foi desenvolvida com a turma do 9° ano da escola, contando com 34 alunos, acompanhados pela professora regente do Componente Curricular de Ciências Caroline Stolben Santiago, sendo desenvolvida no laboratório de ciências e tendo como duração 2 horas-aula.

Partindo do estudo sobre genética abordado nas aulas teóricas pela professora regente, surgiu a oportunidade de desenvolver uma atividade prática com intuito de significar e aprofundar os conceitos discutidos em sala de aula. Dessa forma, propomos a realização desta experimentação em específico, uma vez que utiliza materiais de fácil acesso e que não geram resíduos que sejam nocivos ao meio ambiente.

Os alunos foram divididos em 7 grupos e cada grupo pôde realizar uma extração. Os grupos eram responsáveis por se dividir as funções e organizarem-se para seguir as instruções e concluir a proposta com êxito. Os resultados foram satisfatórios em todos os grupos, onde os próprios alunos propunham alguns dos possíveis fatores que geraram diferenças em cada amostra.

Na realização da atividade, foi possível desenvolver outras temáticas com os alunos, bem como: noções básicas de segurança no laboratório; nome dos principais materiais e vidrarias utilizados; conceitos químicos; uso e organização de um roteiro de atividade prática; além do descarte correto dos resíduos gerados.


Contribuição: Petianos Guilherme Daniel Robe e Sara Ludvig







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

Prática sobre Metamorfose da Borboleta

No dia 05 de setembro, na escola  Otto Flach, as petianas Eloisa e Aléxia realizaram uma prática com a turma do 3 ano do ensino fundamental, sobre a metamorfose de uma borboleta, utilizou-se 2 tipos de materiais alternativos: macarrão e sagu, representando os ovos, o cazulo, a lagarta e a borboleta. A prática foi muito divertida e as crianças puderam aprender de forma criativa.

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta