Pular para o conteúdo principal

COP 30 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025

 COP 30 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025

A COP 30 foi realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na região da Amazônia, no Brasil. Esse evento tem suas origens na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92 (ou Rio-92), ocorrida no Rio de Janeiro há 33 anos. Naquela ocasião, cerca de 160 países assinaram a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), marco inicial das conferências que, desde então, são realizadas anualmente. A primeira COP aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha.

Três décadas depois, o Brasil volta a sediar uma edição, agora reunindo discussões sobre temas centrais e interligados, que envolvem desde a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas, até o financiamento climático e a busca por justiça climática. Essas pautas são fundamentais para enfrentar os desafios globais e repensar as políticas ambientais de forma colaborativa.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, destacou em entrevista à Agência Senado que a COP 30 representa um momento decisivo para reforçar a importância da cooperação internacional. Segundo ele, “a crise climática é um desafio global, e só será superada com parceria, comprometimento, confiança e solidariedade entre as nações. O Brasil, na presidência da COP 30, tem a chance de liderar pelo exemplo, promovendo diálogo e construindo pontes entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, em busca de soluções conjuntas e duradouras. Sabemos que há temas complexos, como o financiamento climático e o fim do uso dos combustíveis fósseis, mas esta deve ser a COP da implementação.”

Mas afinal, o que é a COP?

A sigla COP vem do inglês Conference of the Parties (Conferência das Partes). Ela designa as reuniões anuais entre os países que assinaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Nessas conferências, os representantes das nações discutem, negociam e definem estratégias para intensificar as ações globais contra as mudanças climáticas, além de acompanhar a implementação de acordos internacionais, como o Acordo de Paris.

E quem são as “Partes”?

As Partes correspondem aos países que ratificaram a Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, tornando-se, assim, membros oficiais das discussões. Cada uma delas participa das COPs com o compromisso de avaliar o cumprimento das metas climáticas, propor medidas para conter o aquecimento global e compartilhar informações científicas e técnicas.

As decisões tomadas durante as conferências só passam a valer quando há consenso entre todas as Partes, garantindo que os compromissos assumidos sejam reconhecidos e aplicados por todos os países signatários.

 Fonte: Agência Senado

Contribuição: Petiana Elisangela Santos

Bolsista PETCiências

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Dia da Sobrecarga do Planeta

 ⚠️ Atenção ⚠️ 🆘 Ontem o dia 29 de julho foi marcado pelo Dia da Sobrecarga do Planeta. ❓ E o que isso quer dizer?❓ ➡️ Quer dizer que ontem consumimos todos os recursos naturais do Planeta Terra previstos para o ano todo. Ou seja, precisamos de 1,7 planetas para suprir nossa demanda, no entanto, continuamos tendo 1 só. Com a pandemia do coronavírus, em 2020, esse dia atrasou para 22 de agosto. E no ano de 2021 a data regrediu novamente, retornando a níveis alarmantes de 2019. Fonte e sugestão para leitura: https://akatu.org.br/dia-da-sobrecarga-da-terra-2021/ .

Seminário do Livro: Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva

                                Na manhã de ontem, dia 03 de agosto, foi realizado um seminário on-line promovido pelo PETCiências sobre o livro “Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva” da autora Isabel Alarcão, mediado pelo professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e pela professora Dr. Rosemar Ayres dos Santos. Nele houve a participação do programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), além de professores atuantes na escola básica e mestrandos da UFFS. O evento teve como finalidade discutir as ideias defendidas pela autora sobre escola, professor e aluno e a importância da Investigação-Formação-Ação no âmbito escolar, além da reflexividade, ideia que ela nos deixa ao longo da leitura do livro. Inicialmente a professora Daniele Bremm e a acadêmica Naiára Berwaldt Wust apresentaram a biografia de Isabel e em seguida começaram...