COP 30 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025
A COP 30 foi realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na região da Amazônia, no Brasil. Esse evento tem suas origens na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92 (ou Rio-92), ocorrida no Rio de Janeiro há 33 anos. Naquela ocasião, cerca de 160 países assinaram a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), marco inicial das conferências que, desde então, são realizadas anualmente. A primeira COP aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha.
Três décadas depois, o Brasil volta a sediar uma edição, agora reunindo discussões sobre temas centrais e interligados, que envolvem desde a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas, até o financiamento climático e a busca por justiça climática. Essas pautas são fundamentais para enfrentar os desafios globais e repensar as políticas ambientais de forma colaborativa.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, destacou em entrevista à Agência Senado que a COP 30 representa um momento decisivo para reforçar a importância da cooperação internacional. Segundo ele, “a crise climática é um desafio global, e só será superada com parceria, comprometimento, confiança e solidariedade entre as nações. O Brasil, na presidência da COP 30, tem a chance de liderar pelo exemplo, promovendo diálogo e construindo pontes entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, em busca de soluções conjuntas e duradouras. Sabemos que há temas complexos, como o financiamento climático e o fim do uso dos combustíveis fósseis, mas esta deve ser a COP da implementação.”
Mas afinal, o que é a COP?
A sigla COP vem do inglês Conference of the Parties (Conferência das Partes). Ela designa as reuniões anuais entre os países que assinaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Nessas conferências, os representantes das nações discutem, negociam e definem estratégias para intensificar as ações globais contra as mudanças climáticas, além de acompanhar a implementação de acordos internacionais, como o Acordo de Paris.
E quem são as “Partes”?
As Partes correspondem aos países que ratificaram a Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, tornando-se, assim, membros oficiais das discussões. Cada uma delas participa das COPs com o compromisso de avaliar o cumprimento das metas climáticas, propor medidas para conter o aquecimento global e compartilhar informações científicas e técnicas.
As decisões tomadas durante as conferências só passam a valer quando há consenso entre todas as Partes, garantindo que os compromissos assumidos sejam reconhecidos e aplicados por todos os países signatários.
Fonte: Agência Senado
Contribuição: Petiana Elisangela Santos
Bolsista PETCiências

Comentários
Postar um comentário